terça-feira, março 28, 2006

Segurança.. até de mim mesmo!

Cheguei à conclusão que não sei as minhas palavras chaves importantes! Quer dizer.. saber até sei... sei vagamente quais os caracteres que as constituem, mas não sei as maiusculas e minusculas ou até por vezes a ordem!

O meu método de escolha de passwords seguras é bastante simples:
-Inventar uma palavra que não tenha lógica nenhuma. (Ex: jupika, klwerd, madehy)
-Acrescentar/alterar numeros a gosto (Ex: jup1ka, kl8er9, 0madehy)
-Trocar algumas por maiusculas (Ex: jUp1ka, kl8rR9, 0MAdeHy)

Claro que uso mais longas.. são apenas exemplos práticos, e claro devia tambem acrescentar caracteres não alfanuméricos.. mas nem todos os sistemas as aceitam.

Considero que o resultado é relativamente seguro pelo menos contra ataques de dicionários e tentativas-erro.

No entanto, por não ter lógica nenhuma às vezes esqueco-me delas pelo que o unico método que tenho é "programando" os dedos para a escrever no teclado. Isso mesmo.. passo alguns largos minutos sempre a escreve-la até que seja automático. Chego a um ponto que já não sei quais as são as letras escritas em maiusculas ou a posição exacta dos numeros... os dedos já as sabem de cor e tratam de a escrever.

Por isso se alguma vez me pedirem uma password.. tem de ser com um teclado à frente porque senão não resulta :P

0 Tremuras:

Enviar um comentário