A TVI24 fez uma pequena peça onde pergunta a 5 novos deputados, estreados nestas legislatura, as respectivas experiências. Como é que foi isso de ser deputado?
Tirando o politicamente correcto, especialmente quando perguntados se era experiência a repetir - em que gostaria de ouvir uma resposta honesta, mostra também a outra face do trabalho de deputado.
O trabalho que infelizmente não se vê.
Sempre fui um grande defensor de maior transparência do trabalho politico. Portugal, da nossa classe politica só vê duas coisas, piropos na assembleia e propaganda nas feiras.
Há muito mais, mas não se vê.
Porque é que a classe política não interage mais com o público? Porque é que não contam o que realmente fazem? Alguns ainda têm alguma presença nas redes sociais, mas as páginas dos grupos parlamentares são vazios e são principalmente enchidos de propaganda.
Se a classe política esta descredibilizada, a culpa é inteiramente própria. Cabe-lhes a eles tb mudar isso. Mostrar o trabalho escondido, e as condições em que o fazem. Só depois, terão a confiança dos portugueses.
Para terminar este rant desconexo, uma teoria que já tinha mencionei uma vez:
A exposição pública mina o trabalho político devido à forte componente partidária.
Dois partidos, deputados, até podem concordar em algum projecto de lei e trabalha-lo em conjunto de forma a melhora-lo. Mas cai o Carmo e a Trindade se forem vistos a trabalhar juntos e a concordarem!!! Mais depressa chamam de manso e corno do que dão o braço a torcer e reconhecer que o adversário político até tem boas ideias.
Já tinha lido que o novo canal Parlamento tinha feito mais mal que bem: que anteriores comissões (à porta fechada) que corriam bem, agora eram polémicas e arrastavam-se porque para a televisão não se pode envergonhar o partido.
Fica a reflexão, e ainda tenho esperança que um dia, os políticos deixem-se de politiquices (no pior sentido do termo)!
quarta-feira, abril 06, 2011
O trabalho político
rabiscado por ups às 23:51
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Tremuras:
Enviar um comentário