Altura para mais um review cinematográfico! Desta vez do filme A Onda.
Numa escola secundária, onde o tema da aula é a Autocracia, alunos confessam estarem fartos de receberem avisos sobre o seu passado Nazi e que não têm nada a ver com o assunto.
O professor então desafia-os de forma pouco ortodoxa e aos poucos cria uma onda separatista. Ao longo da semana de trabalho, vai introduzindo ao grupo pequenas adições (a ordem, o uniforme..) que tipicamente caracterizam os sistemas ditatoriais. Os alunos aceitam a "brincadeira" com ânimo e num instante e de forma inconsciente assimilam também as outras características: exclusão dos que não seguem a mesma ideologia, dificuldade em pensarem por si próprios...
E, ao longo da semana, nota-se o escalar do movimento, fortemente influenciada pelas dúvidas inerentes ao ser adolescente. Os mesmos que diziam ser impossível numa alemã actual onde o passado ainda é vivamente recordado, facilmente se deixam cair num sistema mais fácil que o dia a dia onde se podem sentir integrados. O filme tem o poder de mostrar diversos conflitos a diversos níveis de imersão dos personagens. Afinal não é preciso muito para criar algo tão perverso como um sistema fascista e que a mente humana é bem mais frágil do que pode parecer.
A dúvida que me surge no final é se será realmente possível um movimento deste calibre acontecer.
Afinal, existem diversos grupos de extrema direita mas que são auto-contidos e nunca têm um crescimento muito acentuado. Neste caso (do filme) o crescimento é explicado de forma simples: são crianças e adolescentes, menos conscientes e maduras, que aderem ao movimento sem pensarem nas consequências. Assim, ainda há alguma esperança para a espécie humana apesar de haver por ai muito adulto que não bate bem da tola.
Fica a recomendação. No porto, o filme sai das salas de cinema esta noite (Arrábida), no entanto deve aparecer em DVD nos proximos meses.
quarta-feira, fevereiro 04, 2009
A Onda / Die Welle
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 Tremura:
Infelizmente parece ser muito mais facil do que gostariamos de pensar. Da uma vista de olhos aqui:
http://www.prisonexp.org/
Descricao de uma experiencia verdadeira.
Beijos
Joana
Enviar um comentário