segunda-feira, julho 06, 2009

Passeios na Noite

Nas noites com bom tempo, tenho aproveitado e dado com a minha cara metade uns belos passeios pela cidade.

Até tinha um registo no Google Earth das caminhadas feitas mas nao encontro os ditos. Por curiosidade, vou ter de comecar o registo de novo. [ Se alguem conhecer um método para gravar os caminhos online (baseados em Google Maps) também agradecia. ]

Adiante, ontem foi dia de mais um desses passeios depois de chegar tarde à casa da música e já não poder levantar os convites.

Não podendo ouvir Konono nr.1 fomos mais uma vez passear! Os caminhos variam, mas o destino natural é a baixa.

Nos modestos 7 kilometros que fizemos a constatação é sempre a mesma: a larga maioria dos prédios estão em muito mau estado. A título de exemplo, ontem fizemos a rua do rósario e o panorama é desolador. A maioria das casas estão em mau estado, estejam elas abandonadas (a maioria) ou ainda ocupadas (nem quero imaginar as condições de habitabilidade). Nota-se que não é feita qualquer manutenção. Prédios antigos com pormenores arquitectonicos fabulosos estão a cair ou então foram emparedados sem qualquer consideração pelo seu valor paisagistico. Mete dó ver uma cidade assim.

Ruas com imenso lixo pelo chão. Sem abrigos ou simplesmente bebados são as personagens da noite que andam no meio da rua. Certo que era domingo à noite [contavam-se pelos dedos os cafés abertos], mas não o considero desculpa. A cidade estava moribunda.

Não podia acabar este post sem também dizer uma palavra positiva. Nota-se ocasionalmente casas recentemente recuperadas em que se teve o cuidado de manter a fachada e o estilo de construção. São verdadeiras lufadas de ar fresco na cidade que merecem ser admiradas.

Desejos? Apenas o de ganhar o euromilhões e poder comprar uma parte do parque habitacional e poder recupera-lo. Doi o coração ver tudo a cair... ou corrido a marquises!

0 Tremuras:

Enviar um comentário