sábado, setembro 26, 2009

Bad User Design: Phone Connectors Placement

This post is like an outburst! Maybe more a reflection with an call for opinions.
I originally posted this on the samsung forums (Yep! I got a new phone) and got one reply but it still didn't satisfied me.

I want your opinions as well. And if you know power cell-phone users, or cell-phone builders, please also ask them. If there is a good reason for them doing it this way, I want to know.

So here is my rant:



This is something I've always wondered and the more time I spend thinking about it the less I understand!

The cable connector at the side of the phone.

I've just bought an i780 and I love it! The problem is the connector.
I can't find a good explanation of why is the connector hidden behind a flap on the side of the phone. Is extremely annoying having to open the flap every time I want to charge or connect it with my computer. Why can't I just buy a docking station and have it charging and connected in less than a second??

Please, help me understand:

Connector at the bottom:
+ Easy to connect/charge.
+ Can use docks (new $market$ - apple got this pretty well even without being there directly)
+ Can use car stands which are safer (no flying mobiles), hands free (also safer) and it does not deplete battery like when using bluetooth (no point in setting bluetooth always on if you are only going to using it sometimes)
- Connector is visible.
- Connector contacts can become unusable with time? (I'm totally guessing here, never saw it happen).

Connector on the side with flap:
- User has to do more steps in order to achieve he's goal to charge/connect the device. I've also witnessed users looking for the connector only to have someone explain where the flap is.
- User can break the flap which leads to bad user experience.
- Cannot easily charge the device in the car. User might consider too much trouble for small trips.
- Cannot use desk docks for charging/playing media. (The existent third-party docks are simply ridicule! You have to attach a small cable to the side after resting the phone!)
+ Ugly connector is hidden. (Personally I don't find them ugly)

So, why this decision? For me is win-win!



I received one reply that mentioned one good reason for using the annoying flap: protection from debris and if the port is ruined, an expensive repair would ensue.
I refuted this with a simple case: the 3.5'' jack that is unprotected and consequently also a target for the debris. However, cell-makers don't protect this connector port.

So? Comments anyone?

quinta-feira, setembro 24, 2009

Já agora.

Tenho que dizer que a Optimus às vezes também funciona bem. Um passatempo no facebook deu-me 10 bilhetes para o Clubbing. Fui eu e uma serie de amigos todos ouvir música: The Rakes deram um grande espectáculo e Ebony Bones é mesmo para dançar!

Venham mais assim.

Queria mesmo reanimar o blog.. mas o twitter é tão mais facil!

terça-feira, setembro 01, 2009

Taste Is

É sempre difícil fazer definições ou simplificações, especialmente quando se pretende precisamente definir algo tão abrangente como... o Sabor.

Vejam o projecto de publicidade da Mateus Rosé sobre o assunto:

Passatempo TMN fraudulento

Depois da Optimus, desta vez é a TMN que amua.

Foi publicitado um passatempo no site da TMN quer permitia ganhar HTC Magic, os novos aparelhos que usam a plataforma Android.
A mecanica do jogo era simples, um sistema de Perguntas e Respostas feito por SMS. No final da semana, quem tivesse feito mais pontos, ganhava o equipamento.

O regulamento pode ser encontrado aqui: http://www.tmn.pt/Portal%20Loja%20Virtual/Produtos/Htc_Qtek/ficheiros/regulamento_htc.pdf

No entanto, no inicio da "quarta" semana, a TMN suspende simplesmente o passatempo (apesar de continuar a ser publicitado no site). A resposta: A TMN reserva-se o direito de alterar o regulamento quando lhe bem entender.

Conclusões que posso tirar?
. A parceira da TMN Tim w.e. (que fica com os dados dos participantes para marketing) achou que já tinha dados suficientes e já não quis ter mais trabalho.
. A TMN estava a lidar com demasiadas batotas (respostas erradas também pontuavam) e preferiu acabar com o sistema para não ter dores de cabeça.
. A TMN achou por bem insultar todos os tansos que estavam a dar ao trabalho de fazer o quiz.

Independentemente do motivo, mostra principalmente como uma empresa como a TMN é seria! Só me faz lembrar de uma criança que como está a perder, decide acabar com o jogo porque a bola é dela.

Sinceramente, já estive mais longe de acabar com a minha conta da TMN (mesmo sendo a minha conta principal). Qualquer dia conto-vos da fantástica história que demonstra a [falta de] competência do Apoio ao Cliente da TMN. Precisei de 3 emails a dizer: "Voltem a ler o que disse antes" até eles perceberem do que se passava - e claro, admitir o erro deles.

A partir de agora, estranhem passatempos da TMN sabe-se lá se eles estão a falar a sério...

segunda-feira, julho 13, 2009

E a @OptimusMusica volta a falhar!

Sem aprender com os erros do passado, a OptimusMusica achou por bem que uma fraude não era suficiente, pelo que promoveu logo no dia seguinte outra:


O sistema era o mesmo. Os primeiros 3 a fazerem o retweet, ganhavam entradas.
Os concorrentes são facilmente vistos no página de pesquisa do twitter.


Assim, tirando o caso de haver pessoas com as timelines protegidas e assim só a OptimusMusica é que poderia ver os vencedores (que conveniente), os vencedores seriam:


@upsfeup Thu Jul 09 13:40:58 +0000 2009
@ajfernandim Thu Jul 09 13:41:02 +0000 2009
@JulioEsteves Thu Jul 09 13:41:04 +0000 2009


No entanto, a @OptimusMusica num movimento ainda mais descarado que no anterior decido simplesmente não anunciar vencedores. Passatempos são giros fazer, mas só se os amigos ganharem? Como não gostam dos vencedores simplesmente não dizem nada e espera-se que ninguém note?

A falta de profissionalismo é gritante. É muito bonito usar a WEB2.0 e as "ferramentas sociais". É tudo muito "cool" e "hype". Mas fazer passatempos fraudulentos é chamar aos clientes e fãs de burros e estúpidos.

quarta-feira, julho 08, 2009

Optimus: Como nao fazer um concurso

A Optimus Musica através da sua conta do twitter @OptimusMusica promoveu um concurso para oferecer bilhetes para o Festival Alive. Uma boa iniciativa!


http://twitter.com/OptimusMusica/status/2535473276

Assim que o tweet saiu, comecaram a cair os retweets. Quando foram anunciados os vencedores algo estranho aconteceu:

Primeiro, foram anunciados 6 vencedores e não 10 como tinha sido informado.
Segundo, os vencedores não foram os primeiros a fazerem o re-tweet.
Usando o search do twitter, consegue-se alguns dos nomes. Eis um pequeno quadro comparativo. (O tempo depois dos nicks corresponde a hora a que o re-tweet foi enviado):

Os Vencedores


@reebomber Não aparece na timeline: apagou o tweet.
@NelsunCaetano Wed Jul 08 17:29:57 +0000 2009
@humdruum Wed Jul 08 17:23:51 +0000 2009
@wafflepony Wed Jul 08 17:21:29 +0000 2009
@XSalux Timeline protegida.
@anahierro Wed Jul 08 17:25:11 +0000 2009

Os que segundo o próprio twitter foram os primeiros a twittar.

@flun1tr4z3p4m Wed Jul 08 17:21:17 +0000 2009
@wafflepony Wed Jul 08 17:21:29 +0000 2009
@nobreferreira Wed Jul 08 17:21:29 +0000 2009
@vascorp Wed Jul 08 17:21:55 +0000 2009
@upsfeup Wed Jul 08 17:23:12 +0000 2009
@n3xitah Wed Jul 08 17:23:12 +0000 2009
@nunoaspereira Wed Jul 08 17:23:15 +0000 2009
@humdruum Wed Jul 08 17:23:51 +0000 2009
@carrasco Wed Jul 08 17:24:50 +0000 2009
@_Jilted_ Wed Jul 08 17:25:23 +0000 2009


Assim, é claro que surgem suspeitas de que os convites foram para os amigos e que o concurso não vale de nada.

Actualizado: Adicionei os nomes dos 10 primeiros a tweetar. Podem ser vistos seguindo o link fornecido pelo Flunitrazepam.

segunda-feira, julho 06, 2009

Passeios na Noite

Nas noites com bom tempo, tenho aproveitado e dado com a minha cara metade uns belos passeios pela cidade.

Até tinha um registo no Google Earth das caminhadas feitas mas nao encontro os ditos. Por curiosidade, vou ter de comecar o registo de novo. [ Se alguem conhecer um método para gravar os caminhos online (baseados em Google Maps) também agradecia. ]

Adiante, ontem foi dia de mais um desses passeios depois de chegar tarde à casa da música e já não poder levantar os convites.

Não podendo ouvir Konono nr.1 fomos mais uma vez passear! Os caminhos variam, mas o destino natural é a baixa.

Nos modestos 7 kilometros que fizemos a constatação é sempre a mesma: a larga maioria dos prédios estão em muito mau estado. A título de exemplo, ontem fizemos a rua do rósario e o panorama é desolador. A maioria das casas estão em mau estado, estejam elas abandonadas (a maioria) ou ainda ocupadas (nem quero imaginar as condições de habitabilidade). Nota-se que não é feita qualquer manutenção. Prédios antigos com pormenores arquitectonicos fabulosos estão a cair ou então foram emparedados sem qualquer consideração pelo seu valor paisagistico. Mete dó ver uma cidade assim.

Ruas com imenso lixo pelo chão. Sem abrigos ou simplesmente bebados são as personagens da noite que andam no meio da rua. Certo que era domingo à noite [contavam-se pelos dedos os cafés abertos], mas não o considero desculpa. A cidade estava moribunda.

Não podia acabar este post sem também dizer uma palavra positiva. Nota-se ocasionalmente casas recentemente recuperadas em que se teve o cuidado de manter a fachada e o estilo de construção. São verdadeiras lufadas de ar fresco na cidade que merecem ser admiradas.

Desejos? Apenas o de ganhar o euromilhões e poder comprar uma parte do parque habitacional e poder recupera-lo. Doi o coração ver tudo a cair... ou corrido a marquises!

domingo, junho 07, 2009

Tempo de Votar

Nem que seja em branco!

Mas ou se faça uma escolha entre os partidos, ou não se deixe confundir protesto com desleixo.


By Tiago Azevedo Fernandes in A Baixa do Porto

sábado, junho 06, 2009

2º TOMARLEGO

O maior evento de sempre com peças LEGO na Península Ibérica


O 2º TOMARLEGO vai contar com cerca de dois milhões de peças, disponíveis durante quatro dias para serem vistas mas também para servirem de brinquedo a crianças… de todas as idades.


O maior evento de sempre com brinquedos LEGO® da Península Ibérica, TOMARLEGO 2009, vai decorrer durante as mini-férias de 11 a 14 de Junho com cerca de dois milhões de peças distribuídas por centenas de construções, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

Esta iniciativa, da Câmara Municipal de Tomar e da Comunidade 0937, que vai na segunda edição, conta este ano com a presença do responsável máximo da LEGO Community Development Team, Tormod Askildsen, que pela primeira vez se desloca a um evento em Portugal.

Ao longo de 1200 m2 os visitantes vão poder encontrar uma cidade, com os respectivos serviços associados, porto marítimo, aeroporto, comboio e afins, e vários displays com castelos, piratas, western, GBC/NXT, Technic/Model Team, além de uma playzone de 40 m2, onde miúdos e graúdos poderão experimentar as variadíssimas potencialidades de milhares de peças LEGO disponibilizadas. O programa do TOMARLEGO 2009 será ainda pautado por concursos de construção, em que os visitantes poderão ganhar diariamente valiosos prémios LEGO.

A presença de Tormod Askildsen é demonstrativa do apoio e empenho à Comunidade 0937 e da preocupação em que se realize o maior evento Português de LEGO com a melhor qualidade possível, não descurando sequer os mais pequenos detalhes. Pode-se, em suma, dizer que se trata de um evento a sério com dois milhões de peças para brincar.

FAQs:


Como chegar?

É muito fácil vir ao TOMARLEGO: as crianças até aos 10 anos de idade entram gratuitamente, os portadores de cartão jovem ou de estudante e os seniores pagam apenas 1 euro e para os restantes o bilhete não custa mais de dois euros. Mas quem optar por fazer a viagem nos comboios regionais tem ainda três vantagens: chegada confortável ao centro da cidade sem preocupações com estacionamento, um desconto de 20% bilhete de ida e volta e entrada gratuita no recinto.

Quais os horários?

Diariamente das 10 às 22 horas, à excepção da abertura (quinta, dia 11, às 16 horas) e do encerramento (domingo, dia 14, às 17 horas).

Porquê vir ao TOMARLEGO?

Brincar, sabemo-lo hoje, é uma das melhores formas de aprender. E há brinquedos que pela sua própria essência, são excelentes ferramentas de aprendizagem. Talvez por isso haja crianças que, por mais que cresçam e se tornem adultas em toda a sua plenitude, nunca largam esses brinquedos.

Será com certeza por causa disto que se espera, na próxima semana, uma enchente de visitantes no Pavilhão Municipal de Tomar para assistirem ao 2º TOMARLEGO, deliciarem-se com o que vão ver e, se assim o entenderem, puderem desfrutar também de uma parte dos dois milhões de peças LEGO presentes no evento.

Quando começou esta iniciativa?

O primeiro TOMARLEGO, realizou-se em Junho de 2008, em Tomar, tendo sido apadrinhado pela tomarense Maria de Jesus, na altura a segunda mulher mais velha do Mundo com 115 anos, e acolhido cerca de dez mil visitantes. Apesar da Madrinha de TOMARLEGO não se encontrar já entre nós, os organizadores decidiram perpetuar a sua memória convidando a filha Madalena para apadrinhar a edição de 2009.


Mais informações em www.tomarlego.com

quinta-feira, junho 04, 2009

O Mundo Mudou: O novo copyright.

Um video a não perder!
Lawrence Lessig é um advogado. Não é um pirata. Não é um artista.
Mas consegue levantar a cabeça de debaixo dos lençóis onde é tudo bonito e lá fora é que estão os maus para compreender o novo mundo.
O mundo mudou, mas a leis mantiveram-se e hoje em dia são cegas.

Será assim tão difícil perceber que o mundo de hoje não é o mesmo de à 100 anos atrás?


terça-feira, maio 19, 2009

Save the Rainforest

Tenho de alterar aqui o layout do blog de forma a poder acomodar os videos HD do youtube.

Ora vamos la ver como e que este fica.

quarta-feira, maio 13, 2009

Twitter no seu pior: #fixreplies

Ok.. eu sei que estou a abusar com posts sobre o twitter e que há coisas mais interessantes, mas esta não podia deixar passar.

Hoje de manhã, o Twitter decidiu tirar uma das suas opções e agora toda a gente só vê @replies se também seguir o destinatário da mensagem.

Perdoem-me a expressão, mas isto é estúpido!

Parte do segredo do Twitter consistia precisamente nesta opção, de se conseguir descobrir coisas novas através de conversas paralelas. Já perdi a conta a eventos e links que descobri à custa disso.

O mais interessante é que já havia uma opção para isso: Nas configurações dava para escolher se se queria ver todos os @replies, só para pessoas que também se segue (que era o normal quando se criava a conta) ou mesmo nenhuma. Agora, toda a gente é obrigada a ter a segunda opção. E mesmo os que já a tinham escolhido também não estão contentes: muitas pessoas tentarão dar a volta à nova situação ao fazer @replies falsos. No final: toda a gente perde.

Alguem me pode explicar, o que leva uma empresa a diminuir o numero de opções? Será que o overhead de processamento é assim tão grande que justifica cortar as pernas ao próprio serviço?

segunda-feira, maio 11, 2009

Twitter, Porto Linux e um novo mundo

O twitter tem destas coisas! Estava eu muito bem em casa a tratar da minha vidinha quando vejo um tweet inocente: A caminho do #portolinux na FEUP.

Evento na FEUP do qual não tinha ouvido falar? Pesquisa rápida na net: Pequenas mas interessantes palestras e entrada livre. Meti-me no carro e em 10 minutos já estava na sala (é aqui que o transporte privada resulta. De metro demorava mais de uma hora e perdia as primeiras apresentações - de igual modo no caminho de volta, o encontro acabou tarde e só pude ficar até ao final pois tinha carro).

Não conhecia a Porto Linux. Passei a conhecer e reencontrei pessoas que já não via há mais de 10 anos. Espero que consigam de facto aumentar a frequência dos encontros que prometem.

Aqui um pequeno aparte: Sou geek mas não uso linux :P

Mas independentemente disso, vou fazer os possíveis por continuar a frequentar os encontros.

Só para terminar, foi mencionado no encontro outro grupo que tem uns eventos com grande potencial: A Audiência Zero e os eventos LCD (Laboratório Criação Digital). Acho que têm um potencial enorme para criação de gadgets com uma forte vertente na sua interacção com o publico geral.

Ando demasiado cheio de trabalho para me meter em algo novo, mas fica a menção e talvez mais tarde me dedique a estes dois projectos.

sexta-feira, maio 08, 2009

Why LHC failed to work.

terça-feira, abril 28, 2009

Twitterfeed

Não sou fã do Twitterfeed. Blogs e Twitter são coisas separadas. No entanto acabei de criar um feed para o Twitter na esperança de ficar um pouco mais motivado para escrever no blog.

O tempo o dirá!

Tinha mais de 3 semanas de posts em atraso no google reader. Hoje dediquei algum do meu serão a apanhar tudo. Está feito.. Agora é só voltar a esperar mais 3 semanas...

PS: Podem ver alguns dos meus destaques aqui.

A ver se actualizo também essa lista mais vezes.

quinta-feira, abril 02, 2009

E se eu migrasse do blogger para o wordpress? Talvez isso desse uma nova vida aqui ao blog que anda muito abandonado...

quinta-feira, março 19, 2009

Tomar banho com água sem pressão não ajuda nada à motivação matinal... quero voltar para a cama :(

segunda-feira, março 09, 2009

Pervert vs Artist

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Interested instead of Interesting.








Uma pequena talk dada por um dos responsáveis da Pixar University, Randy Nelson. Uma visão bastante interessante sobre o que procurar num novo trabalhador para uma empresa, mas que facilmente se expande para fora desse contexto.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

ps - Obama escolheu um assessor que sabe que Madrid não é a capital de Portugal. Óptimo. Fico muito contente por ele. Mas não será altura de acabarmos com esta mania saloia de nos metermos em bicos dos pés sempre que conseguimos relacionar qualquer coisa com o nosso país? Fazer manchete com o novo cão português de Obama ou com um assessor que já foi aos pastéis de Belém, ao contrário do que parecem pensar grande parte dos editores, não nos coloca no mapa. Só nos diminui e ridiculariza. Não temos mais nada para mostrar ao mundo?? Irra...


quarta-feira, fevereiro 04, 2009

A Onda / Die Welle


Altura para mais um review cinematográfico! Desta vez do filme A Onda.

Numa escola secundária, onde o tema da aula é a Autocracia, alunos confessam estarem fartos de receberem avisos sobre o seu passado Nazi e que não têm nada a ver com o assunto.

O professor então desafia-os de forma pouco ortodoxa e aos poucos cria uma onda separatista. Ao longo da semana de trabalho, vai introduzindo ao grupo pequenas adições (a ordem, o uniforme..) que tipicamente caracterizam os sistemas ditatoriais. Os alunos aceitam a "brincadeira" com ânimo e num instante e de forma inconsciente assimilam também as outras características: exclusão dos que não seguem a mesma ideologia, dificuldade em pensarem por si próprios...

E, ao longo da semana, nota-se o escalar do movimento, fortemente influenciada pelas dúvidas inerentes ao ser adolescente. Os mesmos que diziam ser impossível numa alemã actual onde o passado ainda é vivamente recordado, facilmente se deixam cair num sistema mais fácil que o dia a dia onde se podem sentir integrados. O filme tem o poder de mostrar diversos conflitos a diversos níveis de imersão dos personagens. Afinal não é preciso muito para criar algo tão perverso como um sistema fascista e que a mente humana é bem mais frágil do que pode parecer.

A dúvida que me surge no final é se será realmente possível um movimento deste calibre acontecer.

Afinal, existem diversos grupos de extrema direita mas que são auto-contidos e nunca têm um crescimento muito acentuado. Neste caso (do filme) o crescimento é explicado de forma simples: são crianças e adolescentes, menos conscientes e maduras, que aderem ao movimento sem pensarem nas consequências. Assim, ainda há alguma esperança para a espécie humana apesar de haver por ai muito adulto que não bate bem da tola.

Fica a recomendação. No porto, o filme sai das salas de cinema esta noite (Arrábida), no entanto deve aparecer em DVD nos proximos meses.

Não tenho andado a ouvir muitas bandas sonoras. Mas hoje fui desenterrar a de π (Pi) que é deliciosa.

Recomendo vivamente.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

What Michael Phelps Should Have Said

Não, não sou um apologista da liberalização das drogas nem sequer consumo.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Pills

First Aid

quarta-feira, janeiro 28, 2009

O melhor, é poupar para os tempos difíceis.

Os tempos difíceis chegaram: Bora gastar!


terça-feira, janeiro 13, 2009

4 posts em Dezembro aqui no blog é manifestamente pouco, no entanto nem sequer me passa pela cabeça acabar com o dito.