segunda-feira, março 10, 2008

Cai, não cai...

Da varanda de minha casa, consigo ver as traseiras de uns edifícios da Av. da Boavista. Apesar da parte da frente se notar que as casas estão velhas e desocupadas, nada faz imaginar as suas traseiras.

Como é possível ver na imagem em anexo [que não percebo porquê está uma verdadeira porcaria, ainda esperei uns dias e voltei a tirar outra que também não se aproveita. Adiante!] a casa está num avançado estado de degradação e só um maluco é que se aventuraria lá dentro. Não sei quem serão os donos, mas acredito piamente que estão à espera que o prédio caia para construirem um mamarracho com 10 andares de altura.
É então nesta altura que eu me imagino a ganhar o euromilhões [que apesar do prédio estar no estado em que está, não deve ser barato] para os poder comprar. Com tanto arquitecto que conheço, tenho a certeza que haverá pelo menos um com uma boa ideia para recuperar os prédios e quem sabe até acrescentar uma garagem. Alguns dos prédios ao lado foram adaptados para escritórios e são bons exemplos de uma recuperação em que conseguiram manter as fachadas originais (e num dos casos até melhorala).

Porque apesar do que se possa pensar, é possivel recuperar prédios antigos. Uma amiga minha que está cá no Porto em Erasmus vive agora com mais uma carrada de estudantes numa casa recuperada no meio do Porto. Apesar de se notar a idade [especialmente a nível de cozinha e casa de banho que são sempre zonas muito criticas] nota-se o esforço dos donos em recupera-la e devo dizer que fizeram um bom trabalho. Ao ponto de me apetecer mudar para a casa [ou outra similar] com os meus amigos.

Só preciso do Euromilhões e uma pequena parte da recuperação de casas devolutas no Porto estava por minha conta.

PS: Devo ainda dizer que a casa não está vazia: num verdadeiro movimento digno de okupas, diversos pombos dormem lá.

2 Tremuras:

Anónimo disse...

Estou 200% contigo. Devia congelar-se a atribuição de licenças de construção até se purgar todos os prédios devolutos duma determinada rua. Não digo tudo duma vez, que também não há capacidade, mas aos poucos a coisa ia lá.
A posse coerciva de prédios devolutos também seria um bom instrumento - se o senhorio não pode investir, é legítimo que o poder público tome o seu lugar para evitar o desperdício (neste caso, de espaço). Pelo menos é o que eu penso.

El_gordo

Flaw disse...

Sempre disse que se tivesse muito dinheiro restaurava uma casa devoluta do centro do Porto e me mudava pra lá.
Tem noites qd saio do trabalho que passo por lá (com aquilo deserto) e para mim aquilo enche-se de encanto.
Chamam-me doida, por isto... é bom saber que não sou a única ;)

Enviar um comentário