segunda-feira, março 13, 2006

Raposa Constipada FM

Nao sou dos tempos da VOXX. Quer dizer.. até sou, mas não ouvia a estação assiduamente. Quando era novo não ligava a rádio nem a música. Coitado de mim.. como era inocente e ingénuo...

Mas de qualquer maneira lembro-me da "Melinha", da "Voxx - A melhor rádio cá do prédio" , do "Casa, Bateria e Baixo", "Galinhas no Horizonte"...
Mas a voxx já morreu à muito tempo, passou para playlist sem nome (só diziam a frequência como Jingle) e também já supirei sobre o fim o fim dessa mesma rádio-fantasma.

Mas o que queria agora falar era sobre a "nova" estação que ocupa a antiga frequência da Rádio Cidade (que se mudou para os 90.0 da VOXX). Chama-se FOXX FM. Ora.. se não é uma tentativa barata de imitar a VOXX então não sei o que é, especialmente quando a música não tem nada a ver! Basta dizer que acontece mudar de estação quando estou a ouvir, coisa que não acontecia com a VOXX!

Fui cuscar (Google is your friend) e encontrei as deliberacões da AACS sobre as liçencas:

Refere o requerente que "efectivamente constata-se que actualmente a maior parte dos projectos de rádios temáticas musicais apostam numa programação muito comercial, baseadas nas músicas que se encontram nos "TOP’s" mais recentes.

Sucede que perante tão grande concorrência entre os projectos que apostam em programações musicais mais comerciais, os ouvintes tendem para se concentrar nos serviços de programas com maior potência de emissão, uma vez que nos mesmos a audição é mais confortável e a área de cobertura é maior.

(...) Deste modo a alteração de projecto decorre de uma necessidade do operador se adaptar ao mercado, deixando de insistir num formato que, não obstante o seu sucesso passado, não se torna rentável desenvolver com um emissor pouco potente face à grande escolha de serviços de programas de formato idêntico, dirigidos ao mesmo público, mas com emissores mais potentes. Perante as dificuldades a Requerente decidiu optar por um formato musical mais adulto (...)"

Um pouco de "se não o podes vencer, junta-te a eles". O formato de uma estação de rádio alternativa e irreverente está enterrado? Parece que sim.

Mas já agora.. o que é um formato musical mais adulto?

Assim, pretende a Foxx FM desenvolver, como complemento da programação musical, serviços informativos e divulgação da situação do trânsito relativamente, em particular, a uma das vias mais essenciais e complicadas, de entrada em Lisboa, o IC19, que atravessa o concelho da Amadora.

Quanto à programação é de salientar uma selecção mais vocacionada para o «Rythm & Blues» e «Soul Music», abrangendo os êxitos musicais dos anos 60 até 2000, com sequências de faixas que passam sem interrupção.

Assim e tendo em conta a sua capacidade de emissão, considera a requerente que com a adopção deste modelo de programação poderá permitir à rádio, alterando o publico a que se destina, alcançar maior audiência e consequentemente rentabilizar o espaço radiofónico de que este operador dispõe.

Informa a Cidade Fm que a alteração do projecto, requer igualmente a alteração da denominação (consequência igualmente da alteração do serviço de programas da Côco e respectiva denominação), pelo que propõe a adopção da denominação FOXX FM, a qual, inclusivamente, já registou a seu favor junto do INPI, conforme documentação anexa ao requerimento.

Visa alcançar um público mais adulto, entre os 25 e os 45 anos, que trabalha e circula no concelho da Amadora, pretendendo dirigir-se "a um estudante, a um comerciante, quadro médio ou superior, a um trabalhador especializado", equacionando uma repartição do auditório na ordem de 55% feminino e 45% masculino. Possibilitando, deste modo, um "enriquecimento da oferta radiofónica(...)" e ampliando a liberdade de escolha do auditório.

O texto completo pode ser lido em
http://www.aacs.pt/bd/Deliberacoes/20050602h.htm


Não cheira bem pois não? Ora, eu devia concordar com as música que não estão nos TOPs actuais, apoio a iniciativa pois gosto de ouvir coisas antigas.. (o DVD de 70s do João está bestial) mas.. R&B? Bleargh!!! Não podiam acertar em algo pior... é que é mesmo como disse no inicio, não consigo ouvir a rádio durante muito tempo que me ataca os nervos! Ahhh, e claro que estou mesmo ansioso pela informação de tráfego do IC19!!!! Se é uma rádio para a Amadora.. porque a emitem no Porto? Só porque sim? Então ponham também informação do Porto... grunf!

/rant off

Acabei de ver o Welcome To Dongmakgol e recomendo a toda a gente.

1 Tremura:

Anónimo disse...

Lembras-te das rádios piratas?
Já foram praí há 20 anos, mas a ideia na altura era fugir à programação "enlatada" das rádios legais. Claro que uma reforma fabulástica facilitou a legalização de novas emissoras, só para depois elas se tornarem todas igualmente maçadoras...
Qual será a viabilidade dum projecto de rádio pirata? Já ando com isto na cabeça há algum tempo, e acho que ou se avança agora ou depois fica toda a gente tão habituada a ouvir lixo que não irá perceber o projecto...
El_gordo

Enviar um comentário